As cores da sala

Escolhi três cores para a minha sala: branco, azul e amarelo. Comprei as tintas Branco Neve, Deus Sol e Safira Intensa, todas da Coral.
Na sala tem uma estante que ocupa uma parede inteira, é lá que vai ficar o amarelo. Na parede oposta o azul e no restante branco.
Queria alegria e leveza na sala. Então pensei no amarelo. Adoro amarelo, principalmente bem forte! Depois pensei no azul por ser uma cor que eu adoro. O branco para dar uma suavizada, já que estou usando duas cores fortes e vou ter pontos vermelhos em alguns detalhes como almofadas.

Um pouco do significado das cores:
Amarelo
"O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.
amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É também uma cor que carrega grande energia. A parte mais quente do fogo é o segmento amarelado da chama. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor.
amarelo desperta novas esperanças para quem está em busca da cura. Contribui com vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho e espirituosidade. Mas é preciso tomar cuidado com os excessos porque o amarelo pode excitar a ansiedade e aguçar as preocupações. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel.
Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas. O amarelo simboliza criatividade, idéias, conhecimento, alegria, juventude.
É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Pode ser utilizado em áreas de acesso para salões sociais. Gera a impressão de calor e por isso é recomendado para climas frios.
amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo."
Azul
A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranqüilidade.
azul transmite favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade. É muito indicado para acalmas a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos.
Azul é cor profunda. Preferida por adultos, demonstra uma certa maturidade.
azul escuro, é considerado uma cor romântica, no entanto, em demasia, pode expressar um certo tom de monotonia. Quando sombrio, o azul transmite a sensação de infinito.
Branco
branco transmite paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza. O nome branco deriva do franco blank, “claro, branco, brilhante”. Substituiu o latim albus, de mesmo significado, que nos deixou palavras como alvo alvejante.
branco revela pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor.
branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.
A luz branca traz todas as cores, ilumina e transforma. Representa o amor divino, estimula a humildade e a sensação de limpeza e claridade. Ótima para qualquer ambiente, contudo se o local for totalmente branco pode se resultar em sensação de tédio e monotonia.
Branco sugere pureza e o infinito. Evoca o frio e a umidade, principalmente quando combinado com o azul.
Vermelho
vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro.
A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
É a cor da brasa, do fogo consumando em ardência, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. Indicado em pequenas doses em tons avermelhados para salas de estar e jantar.
vermelho significa ainda força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante quando em excessos. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotografar ou curtir?

De volta

Sobre o olhar