quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Genebra no outono

Agora que a mudança de rumo foi anunciada, como fica o blog? Vou começar falando de uma coisa que eu adoro: viajar!
Quando viajo gosto de conhecer bastante o lugar, por isso procuro caminhar muito. Também gosto de conhecer os produtos do artesanato local, coisas que sejam típicas da cidade. Gostaria de provar das comidas locais, mas como sou muito fresca apra comer, fica complicado, Mas na viagem que vou mostrar aqui era bem fácil comer coisas deliciosas apra o meu paladar. A viagem foi para a Suíça, lugar de queijos deliciosos e dos melhores chocolates que já comi! Eu adoro queijos e sou chocólatra assumida! Então, foi uma delícia de viagem!
As fotos do post são de uma viagem que fiz no ano passado a Genebra, na Suíça. Lugar de paisagens de quebra-cabeça de 1000 peças, chocolates, fondue, relógios caros...
Fiquei 12 dias trabalhando na montagem de uma exposição que esteve na ONU. A entidade tem duas sedes, uma em Nova Yok e a outra em Genebra.
Sede da ONU em Genebra, Suíça.


É uma cidade pequena, limpa e organizada. O transporte público é rápido e funcional. Você consegue fazer tudo de ônibus. No meu caso o ônibus que e mais usei foi o 10. Era até motivo de brincadeira, "lá vem o 10!"Eles também usam bastante a bicicleta como meio de locomoção. E o melhor, para todas as idades!
Quando cheguei o tempo estava firme, friozinho, mas bem agradável. Era um domingo, e tudo estava fechado. Confesso que isso me deixa um pouco deprimida quando visito uma cidade europeia. A falta de movimento aos domingos! Só deu mesmo para comer fora do hotel. Como no dia seguinte o trabalho começava cedo e o voo par alá tinha sido muito cansativo, o melhor a fazer era descansar!
Vista da janela do meu quarto no hotel.
Os primeiros dias foram dedicados ao trabalho, mas é impossível para mim não fotografar, por isso a câmera foi comigo para todos os lugares, mesmo que eu não pudesse fazer nada! Em compensação, tem horas que aparecem umas imagens assim...No sábado seguinte dei uma passeada pela cidade, caminhei perto do Lago de Genebra, que é enorme! Uma paisagem típica de lá.
Mas confesso que as folhas amareladas pelo outono encantaram meus olhos.As fotos que eu apareço foram feitas pelo fotógrafo Walter Firmo, com quem trabalho e que foi expor na ONU. As outras foram feitas por mim. A viagem continuou por Lausane e Paris, Amanhã mostro mais.

Você já conhece o blog novo? Passa lá: stelamartinsfotografia.blogspot.com

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hora de mudar


Lá em cima no blog está escrito "Um pouco de tudo. Cotidiano. Impressões, viagens, fotografia, olhares." e esse era o meu desejo quando eu pensei em ter um blog. Fazer uma espécie de revista de variedades.
Eram outros tempos. Eu tinha dois empregos, não tinha tempo de fazer o que gostava e vivia cansada. O blog ficava sempre para depois.
Até que um dia a vida mudou. Quando a gente não muda quando tem que mudar, a vida se encarrega disso e me arrancou muitas coisas. Coisas que eu nem queria mais, mas achava que precisava. Foi um momento difícil, bem difícil.
Aí, eu tinha tempo, mas não tinha rumo. E então eu comecei com o blog.
Não sabia para onde ia, e por isso não sabia sobre o que escrever, por onde começar. Eu estava realmente perdida. Nessa época eu tinha três gatos, Frank Sinatra, Fred Astaire e Henri Cartier-Bresson. Meus amores. E por algum tempo o que me fazia me sentir melhor era ficar com eles. Então resolvi fazer um blog só pra dar vazão à minha corujice. Sabia que ficar falando de gatos podia não agradar e com um blog só para eles eu não precisava me preocupar, só ia ler (se alguém lesse) quem realmente gostasse de gatos. Foi assim que nasceu o Petetecos. E num instante ele estava resolvido, com visitas e comentários.
Mas e aqui? O que eu ia escrever aqui?
Comecei falando sobre o que me dava na telha. Sem ordem, sem ritmo. Mas aos poucos, a minha vida foi tomando um outro rumo e esse rumo novo foi aparecendo no blog: a fotografia. A maioria dos textos fala dela. Dos meus trabalhos, das viagens, saídas com alunos... mas me incomodava. Alguma coisa estava fora do lugar. Eu queria falar de outras coisas aqui. Falar de alguma coisa fofa de casa, uma comida gostosa, sei lá... tantas coisas. E é o que eu quero mesmo.
A fotografia hoje não é mais uma atividade paralela, continua sendo uma paixão, uma coisa que me emociona, me enche de alegria e prazer. Mas é o meu trabalho. É como trabalho precisa ter um tratamento diferente.
Por isso, a partir de agora as grávidas, crianças, bebês fofos, meu trabalho autoral, tudo isso vai aparecer no blog novo, anota aí o endereço http://stelamartinsfotografia.blogspot.com/ e o Prosopopeias vai ser o que ele nasceu para ser, um lugar para falar de tudo um pouco, mas sempre com fotos, muitas fotos!