quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Foto 9000

Passei das 9000 fotos na minha Coolpix!
Comprei a câmera em maio de 2005 e tenho algumas belas imagens feitas com ela...
Essa daí é a foto 9000. Era uma tentativa para colocar no projeto 52 Semanas, mas acabei optando por outra.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Saudade do filme...

O tempo é mesmo um agente transformador. Quando comecei a fotografar a gente escolhia o filme que ia usar, já pensando no resultado que queria obter. Se era cor ou P&B, cromo ou negativo. Você gosta de cores saturadas? De grãos ou de traço fino? Detalhes na sombra? Muitas opções, muitas escolhas.
Na hora de revelar tinha que escolher o laboratório com cuidado "vê lá se eu entrego meus filmes para qualquer um?" Às vezes, depois de um trabalho perfeito, aquela expectativa toda, e o seu cromo vinha com um risco de ponta a ponta.... Chato, né? Tinha sempre alguém que perguntava " Filme rebobinado?" Quando era, tudo bem, era um risco que se corria, agora quando o filme era original, não tinha jeito, culpa do laboratório. Para completar, ainda tinha a escolha do papel da ampliação. Era quase um ritual...
Ainda fotografo com filme, muito menos do que antes, é verdade, mas ainda resisto. É claro que entrei na Era Digital, não tem como não aderir, mas também não tem como não sentir saudade daquele azul, ou do vermelho, que só o Velvia 50 conseguia, ou dos grãos do velho e bom Tri X. Ou ainda o meu preferido, E100VS. Que filme lindo! Perfeito na saturação e ainda dava detalhes em áreas de sombra, uma dificuldade com o Vélvia...
Mas o processo todo ia além da escolha do filme. Ainda tinha que esperar o contato para ver como ficou e escolher o que seria ampliado. Ou receber o cromo inteiro e olhar a tira antes de cortar, depois ficar um bom tempo montando nas molduras, separando o que era bom, mais ou menos e o lixo que ainda podia virar sanduíche, ou deixar mofando, literalmente, para depois ver no que deu.
Hoje não é mais assim. Dominando o Photoshop quase tudo se resolve, se conserta, se acerta. E muita gente está indo por este caminho, aprende a mexer na câmera, mete o pé no Photoshop e vamos nessa!
Não sou contra a modernidade, os novos tempos, nem nada disso. É só que hoje cedo olhei minhas velhas companheiras de andanças, viagens, devaneios... e bateu uma saudade ...
No final da semana é carnaval. Ainda não decidi, mas acho que vou sair por aí, levar minha FM10, companheira de outros carnavais, para curtir junto comigo. Na minha geladeira ainda tenho alguns heróis da resistência – TriX , Tmax, Velvia e Scala – vou ver quem vai passear comigo e matar a saudade.Acho que vamos nos divertir muito!

Encomenda, por Cecília Meireles


Desejo uma fotografia
como esta - o senhor vê? - como esta:
em que para sempre me ria
como um vestido de eterna festa.

Como tenho a testa sombria,
derrame luz na minha testa.
Deixe esta ruga, que me empresta
um certo ar de sabedoria.

Não meta fundos de floresta
nem de arbitrária fantasia…
Não… Neste espaço que ainda resta,
ponha uma cadeira vazia.

Fred Astaire

Dizem que gato preto dá azar. O meu só me trouxe alegria e sorte!
Meu Fred Astaire é manso, meigo, carinhoso, amigo e companheiro.
Além de ser LINDO!!!!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Uma Fábrica de Idéias

Foto Walter Firmo
Para quem gosta de fotografia, começa no dia 18 de março mais um grupo de estudos com o fotógrafo Walter Firmo. São 16 encontros semanais e quatro saídas fotográficas. As informações técnicas (dia/hora/investimento/programa) vocês podem obter através do contato@walterfirmo.com.br. Também podem deixar um comentário aqui no blog com um e-mail para resposta.
Com mais de 50 anos de carreira, vários prêmios, entre eles nove Nikon, exposições e livros lançados ... é uma ótima oportunidade para aprender com um dos maiores fotógrafos brasileiros.